Não, uma cozinha não é só o lugar onde se preparam alimentos. Ela é muito mais do que isso. Pode ser o espaço de grandes conversas, o recanto de confidências, de desabafos, de trocas de segredos, afetos e conselhos. La cucina é um filme que fala disso. Nele a cozinha, ou melhor, três cozinhas de um condomínio de classe média americana são mais do que mero cenário, são a costura do texto, o mote para contar as histórias de três mulheres.
O filme começa mostrando cada uma delas preparando um jantar. Moveis semelhantes, coloridos, situações domésticas bem distintas. A primeira mulher, casada e grávida, é absolutamente desastrada na feitura de uma lasanha para seu marido. A segunda prepara seu encontro com um homem por quem parece estar se apaixonando. Sua atenção se divide entre descobrir como se prepara uma salada (já que ela simplesmente não come saladas e não sabe o que fazer) e em preparar o ambiente e a si mesma para o encontro. A terceira, sem dúvida uma cozinheira sofisticada, mostra toda sua habilidade para arranjar entrada, prato principal e sobremesa para sua companheira que está trabalhando até mais tarde. Vizinhas, essas mulheres cruzam sutilmente suas histórias.
A lasanha é jogada no lixo e os pratos sofisticados acabam sendo experimentados pela cozinheira desastrada que corre para o apartamento da amiga para dizer de seus medos e suas mágoas, enquanto seu marido pede uma pizza por telefone. O homem esperado chega com duas garrafas de vinho e muito charme e ensina sua anfitriã a preparar uma singela salada caprese. Cozinha, salada e vinho ajudam a produzir a "química" do par. Talvez não por acaso é a simplicidade da combinação da mozzarela com os tomates e o manjericão que permite que a conversa mergulhe na intimidade. Bebendo o vinho e partilhando a salada homem e mulher se descobrem e constroem uma delicada cumplicidade. No terceiro apartamento, o jantar requintado não chega a ser apreciado pela mulher esperada e acaba se tornando tão somente uma refeição solitária.
Sem grandes dramas nem reviravoltas, o filme pode ser saboreado com prazer por quem gosta de cinema e de cozinha.
- Só para constar, La cucina é um filme americano de 2007, estrelado por Christina Hendricks e Joaquim Almeida (o casal que "se encontra" efetivamente na cozinha) e no Brasil recebeu o título de Entre amores e vinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário