Um almoço simples, para duas pessoas. Nada de aparato nem de preparo demorado. A ideia era aproveitar uns cogumelos secos que eu havia comprado no mercado. A refeição seria uma massa com molho de cogumelos.
Os ingredientes:
meio pacote de massa (escolhi farfale, mas poderia ser qualquer tipo)
100 gramas de cogumelos secos
1 pacote de creme de leite
queijo parmesão
Não tenho prática em preparar cogumelos secos. Consultando receitas, observei que diziam que bastava hidratá-los e, a seguir, usar tal como se usa os cogumelos naturais. No entanto, eu queria muito evitar alguns problemas: a sensação de estar comendo "borracha" (quando os cogumelos ficam encharcados de água) ou, o que talvez seja pior, de que há areia misturada no prato.
Inicialmente eu lavei bem os cogumelos e deixei-os numa vasilha com água por cerca de duas horas e meia. No momento de preparar o molho, despejei um pouco de azeite de oliva extra-virgem numa frigideira, esperei ficar quente e coloquei os cogumelos muito bem escorridos (apertei-os para tirar o excesso de água, mas deixei essa água reservada, caso precisasse depois). Depois de passar um pouco os cogumelos no azeite, desliguei o fogo e juntei o pacote de creme de leite, misturando bem. Notei que o molho tinha ficado espesso demais, então adicionei um pouquinho da água antes escorrida dos cogumelos. Acho que isso fez diferença. Não eram mais cogumelos encharcados de água, pois eles já estavam de certo modo "selados"; a função da água era apenas dar uma diluída no creme de leite. Temperei então com sal e pimenta o molho.
A massa obviamente foi feita como sempre, colocada na água fervente com sal o tempo suficiente para ficar "al dente". Misturei depois a massa ao molho (e não o molho à massa), isso pode parecer banal, mas desse modo se aproveita muito mais do molho. Para servir coloquei parmesão em lascas.