quinta-feira, 7 de junho de 2012

Amantes do alho

Há alguns anos atrás, conheci um restaurante curioso, The stinking rose, em San Francisco, na California. À princípio o nome pode assustar, afinal, numa tradução literal, seria "a rosa fedorenta". E em que consistia a proposta do restaurante? (Na verdade, em que consiste, pois vi na internet que ele continua ativo, com algumas filiais). Em fazer do alho "o rei do pedaço", quer dizer, ali tudo girava em torno desse ingrediente. Remexendo meu baú de lembranças, lá encontrei um cardápio da época, onde se lê a frase que nunca esqueci: we season our garlic with food (nós temperamos nosso alho com comida)






Dias depois, nos lançamos na estrada e visitamos outro point do alho, Gilroy, que fica a pouco mais de 100 km de San Francisco. A pequena cidade se auto-intitula "a capital mundial do alho" e realiza anualmente um festival ... do alho, naturalmente, no qual se prova toda espécie de comida com o  alho, incluindo sorvete!! 

Sem chegar à extravagância de um sorvete de alho, há alguns pratos que gosto muito. Dois bastante conhecidos e consumidos são a pasta (usualmente o macarrão) ao alho e óleo e o camarão, também ao alho e óleo. Ambos são fáceis de fazer: a massa ou o camarão (a "base" desses pratos) é preparada em separado. A massa, como sempre, em água fervente, al dente. O camarão (que pode ser com ou sem casca) numa frigideira com sal e um pouco de azeite apenas o tempo suficiente para que fique com a cor rosada. Com relação ao alho (o ingrediente-mor), ele é colocado descascado e fatiado no óleo para dourar, tendo-se o cuidado - e isso é muito importante! - de não deixá-lo queimar (pois assim ele fica amargo e estraga completamente o prato). Depois é só juntar a massa ou o camarão a essa mistura de alho e óleo. E comer ainda quente, que é mais gostoso. 













Nenhum comentário:

Postar um comentário