domingo, 26 de agosto de 2012

Na onda das cocottes

De uns tempos para cá, as cocottes vêm aparecendo cada vez mais. Elas não são uma completa novidade, mas certamente deixaram de ser exclusivas dos bistrôs e restaurantes chiques. Graciosas e coloridas, essas caçarolas ou panelinhas refratárias (de marcas famosas e caras, como as Le Creuset ou Staub ou de marcas nacionais) estão disponiveis nas lojas especializadas em casa/cozinha e, com muito charme, aterrisam em nossas mesas.

Junto com as panelinhas, ou melhor, fazendo parte desse processo, circulam receitas de refeições simples, saudáveis, elegantes e até mesmo sofisticadas. E surgem cursos, degustações, etc. etc.

Ainda não ensaiei minhas receitas. Mas provei uma combinação deliciosa na casa de um amigo há poucos dias. Apreciei o preparo rápido e singelo de "ovos na cocotte".

No fundo da panelinha, meu amigo colocou uma camada de queijo tipo quark. Sobre ela, partiu dois ovos (com muito cuidado para que a gema ficasse intacta). Temperou com sal, pimenta e ervas. Tampada a cocotte, colocou no forno por quinze minutos, mais ou menos. (O forno já estava pré-aquecido). Para acompanhar, pão, muffins de nozes e vinho tinto.


Como tenho fama de gulosa (injusta fama, talvez!), pensei que a refeição não sustentaria o almoço. Mas realmente estava enganada. Embora delicado, o prato é, ao mesmo tempo, forte o suficiente para aquecer o corpo e a alma por um  bom tempo.

Uma outra versão desse mesmo prato pode ser feita -- e também já tive chance de experimentar -- substituindo o queijo quark por brie. Fica talvez um pouco mais forte mas é igualmente deliciosa!!

Um comentário: