Pouco depois de sentar à mesa, chegou o pãozinho e a pequena barra de manteiga do couvert simples e tradicional. Só de olhar já dava para ver que o pãozinho estava crocante e o estalo que fez quando o parti com as mãos confirmou isso. Ele estava levemente quente e a manteiga, ao se espalhar, derreteu. O aroma característico dessa combinação generosa antecipou o prazer da mordida. Uma refeição mexe com todos os sentidos.
Quem gosta de comer e de cozinhar, quem gosta de reunir gente ao redor de uma mesa, sabe que é preciso escolher com cuidado os ingredientes, observar seu frescor e qualidade, sentir a firmeza ou a maciez das frutas, verduras, carnes; dedicar atenção ao preparo, aquecer ou resfriar na medida cada elemento, juntar com sensibilidade os temperos, provar, tocar, ouvir, cheirar. Feito isso, há que apresentar com beleza e graça. Oferecer ao olhar uma combinação atraente e de bom gosto. Por isso, me encanta um prato bem apresentado.
Naquela que é tida como a mais antiga loja de departamentos do mundo, a Macy's de Nova York, por onde circulam milhares de pessoas atraídas pelas compras, carregando pacotes e casacos, mais preocupadas com preços, souvernirs e barganhas do que com uma experiência gastronômica, há vários locais para refeições mais ou menos rápidas. Além de reabastecer energias, esses espaços são capazes de garantir aos vorazes compradores alguns momentos de descanso para seus corpos e suas sacolas. Dentre esses encontra-se, no subsolo, um bar/grill sem maiores pretensões, onde pude saborear um almoço delicado, gostoso e elegante. Foi um grelhado de atum apresentado sobre um couscous de vegetais e finos aspargos verdes, coberto por um molho de abacaxi. O prato chamou minha atenção pela descrição e, a seguir, agradou-me muitíssimo o paladar. Não precisou ser anunciado em francês para impressionar, nem veio acompanhado por garçons onipresentes. Era simplesmente bom e bonito.
(Em contrapartida, uma semana depois, já em Porto Alegre, fui jantar no restaurante de um dos hotéis mais sofisticados da cidade e pedi um prato tailandês. A apresentação desastrosa e grosseira me desanimou. Lamentável!)
Mazah, que beleza, os olhos manjam primeiro, odores, texturas, colores. Desde nuestra mirada, un saludo y otros salivares.
ResponderExcluirS