terça-feira, 20 de março de 2012

Bruschettas para uma happy hour

Poucas pessoas não gostam de bruschettas. Na verdade, acho que não conheço quem não aprecie estas torradinhas generosas que podem receber as mais variadas combinações de cobertura. Para uma happy hour de verão, fiz dois tipos de bruschettas: a mais tradicional, de tomates, e outra de cogumelos.
Os ingredientes da 'base' são: pão francês do tipo baguette, azeite, sal,  pimenta. E, para as coberturas usei queijo mozzarela, tomates (sem pele e sem sementes), cogumelos paris (obviamente frescos, não em conserva), azeitonas, azeite, sal, pimenta e orégano.
A preparação é simples e permite deixar tudo 'armado' antes da chegada dos convidados.
Comprei as baguetes na véspera, pois o pão 'dormido' facilita a colocação das coberturas. Cortei as fatias em diagonais (mais ou menos de um dedo de espessura) e, em cada uma, espalhei fartamente azeite temperado (não acredito nessa história de 'um fio de azeite'!). Levei as fatias ao forno pré-aquecido até que ficassem levemente torradas (o centro ainda macio, as bordas crocantes). Retirei do forno e, pouco depois, coloquei sobre cada fatia (também com generosidade) uma porção de mozzarela ralada. Essa foi a 'base' das bruschettas que, a seguir, receberam os dois tipos de cobertura.
A tradicional foi feita com tomates picados, temperados com sal, pimenta e orégano e, por cima, azeitonas.
Para a outra, primeiro refoguei os cogumelos no azeite temperando também com sal e pimenta.
Com os convidados já presentes, voltei as bruschettas (agora completas com as coberturas) para o forno pré-aquecido por uns poucos minutos. Elas ficaram deliciosas e 'desapareceram' rapidamente!

As bruschettas foram o centro das atenções, mas outras comidinhas completavam a 'hora feliz'. Fritei antecipadamente filezinho de porco e cortei em pequenos pedaços, espetando junto com quadradinhos de abacaxi em palitos longos (daqueles que se usa para espetinhos). A apresentação ficou interessante (pena que não fotografei...).  Havia também uvas, cerejas e castanhas de caju para beliscar e, para beber, espumante, vinho branco e suco.

7 comentários:

  1. EBA!!!!! Vida longa ao blogue. Já estou adorando tudo: a própria existência do blogue, esse fundo vermelho (colorado!) e as postagens excelentes. Muito simples: literalmente dão água na boca. Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Digo EBA!!!! junto com Edvaldo e concordo com tudo que ele disse! Já fiquei imaginando um livro bem temperado com estas experiências deliciosas... Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Estas bruschettas parecem ótimas! Vou tentar aqui em casa!
    Sucesso com este novo projeto! :)

    ResponderExcluir
  4. Que orgulho dessas breves leves saborosas refeições compartilhadas contigo. Posso lançar-te um pudim de "jogur" como homenagem virtual!

    ResponderExcluir
  5. Digo, oferecer-te... lançar-te talvez seja inviável e desfaria tanto o pudim quanto a imagem. Sorry...

    ResponderExcluir
  6. Guacira, eu adorei estilo e conteúdo do blog, isso é saber viver, ficou a tentação de uma hora dessas experimentar tudo isso ao vivo e a cores e com sabores!! Já divulguei o blog para a rede de amigos, que te conhece de outros gêneros!! Beijos. Fernando Seffner

    ResponderExcluir