Sempre amei viajar mas, à medida em que os anos e as experiências foram aumentando, tenho experimentado também o prazer de voltar. Acho bom reencontrar o "meu canto", as pessoas queridas, as coisas, os cheiros e gostos conhecidos.
Os dias vividos longe costumam ser intensos. O tempo parece passar diferente. São dias plenos de informação, de sabores, sentidos, desafios. As anotações de um diário nem de longe dão conta de tudo o que se vê e se faz. Não só pela incapacidade de registrar o colorido de tantas sensações como também por uma razão muito prosaica e concreta: o cansaço. Pernas e braços exigidos para além da conta, olhos e ouvidos encharcados de sons estrangeiros pedem descanso na cama do hotel. Sobra pouca energia e sagacidade para os relatos. Ainda bem que a tecnologia do Iphone dá uma ajuda. Por meio do discreto dispositivo, consigo registrar imagens que agora funcionam como gatilho para a memória.
Estou retornando de uma viagem em que o norte da Italía foi o foco e, como seria de esperar, as experiências de comida e bebida foram muitas e especialmente saborosas. Abandono qualquer pretensão de organização nos meus relatos. O máximo que posso fazer é trazer alguns recortes mais ou menos impressionistas desse passeio.
A Toscana possui uma gastronomia famosa e apreciada, usualmente descrita como simples e de grande qualidade. Acho que foi isso que me encantou ao provar (e repetir várias vezes) um antepasto aparentemente comum: um prato com finíssimas fatias de salames, presuntos e pedaços de macia mozzarella. Imediatamente pensei o quanto esses frios eram incomparáveis com os que costumo consumir por aqui. Por certo a forma como são curadas as carnes, os ingredientes e temperos são especiais e típicos da região, mas é preciso notar também que é apenas no momento de servir, quando já estamos sentados à mesa, que as finas lâminas são cortadas. O sabor e o frescor são visíveis. A mozzarella super cremosa parece, muitas vezes, quase uma burrata e, ao ser cortada, se esparrama pelo prato. O pão artesanal completa a maravilha. Tudo absolutamente delicioso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário