Como todo mundo (ou quase todo mundo) exalto as belezas da zona sul do Rio. Já fiz aqui várias referências a comidas e bebidas que tive a chance de saborear nesse cenário carioca por excelência. Mas vivo em Porto Alegre e nossa zona sul também tem lá suas belezas, afinal dali se pode ver o Guaíba esparramado e alguns morros no horizonte. Gosto de lá, onde passei tantos verões na minha infância e juventude. Infelizmente, as chances de comer bem nessas bandas são poucas e raras (quase nulas, para dizer a verdade, já que o que havia de melhor, sumiu -- cf. o post de setembro).
Antes de chegar à beira d'água, contudo, antes de alcançar Ipanema e seguir para o Guarujá, se passa por Vila Assunção, Tristeza, Vila Conceição, Pedra Redonda e... há alguma esperança. Foi justamente na Vila Assunção que encontrei um lugarzinho gracioso, o Iaiá Bistrô e ali experimentei um almoço muito agradável.
Já tinha ouvido falar do Iaiá mas, não sei bem porque, demorei a conhecê-lo. Fui até lá há algumas semanas atrás, num desses sábados ensolarados de janeiro. O cardápio é amplo, com uma certa 'pegada' mais tropical. Há moquecas, vatapá, bobó de camarão, frutos do mar, pato ao tucupi; também aparecem ali os grelhados, para não abandonar os gaúchos que não dispensam carnes, e, em contrapartida, há o cuidado de oferecer alguns pratos vegetarianos, já que cresce o número daqueles que assumem essa preferência. Como entrada, escolhemos um gratinado de siri que me pareceu menos saboroso do que as tradicionais casquinhas de siri gratinado (a proposta é mesmo um pouquinho diferente). Como prato principal, escolhi tortei com camarões -- absolutamente delicioso!
Minha irmã preferiu o filé de congrio com crosta de castanha do Pará. O peixe veio acompanhado de um purê de mandioquinha e molho de tamarindo e foi também muito apreciado.
O ambiente rústico, a casa avarandada com largas janelas, as mesas cobertas com chita colorida e o atendimento gentil me fizeram garantir à proprietária que voltaria lá muitas outras vezes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário