Porto Alegre deserta. Ou quase. Os que puderam escaparam para as praias. Foram para Santa ou para Punta (como as chamam, com intimidade, os habitués) ou escolheram o litoral gaúcho (menos charmoso, talvez, mas igualmente animado), ou se mandaram para o Rio para ver os fogos em Copacabana. Quem ficou na cidade corre aos supermercados na busca dos ingredientes para a ceia ou engrossa as filas das lotéricas na esperança da "Mega-sena da Virada".
Quando anoitece, o atestado da fuga urbana: nos prédios, são poucas as janelas iluminadas. As torres escuras espetam o céu mas, aqui ou ali, há festa, música, risos.
A casa de uma amiga é uma dessas ilhas de claridade. Ali nos reunimos para esperar o novo ano. Na sacada já nos aguardam frutas secas, morangos e grandes caçambas de açúcar com pimenta rosa triturada. Mergulhamos os morangos no açúcar condimentado, bebericamos as primeiras taças de espumante e estamos quase "prontos" para começar o jantar.
Sobre a mesa uma grande salada verde. Da cozinha vem o bacalhau, em duas versões. Além do tradicional, desfiado com batatas no forno, ela nos oferece um supreendente bacalhau com feijão fradinho! Ele vem escondido sob uma camada de purê de batatas, mas ela não se nega a revelar o processo. Já não sei se registrei com correção todos os passos... o fato é que é um prato feito em camadas. Numa travessa refratária untada com azeite coloca-se inicialmente farinha de rosca e, em seguida, uma camada de feijão fradinho previamente cozido (al dente), depois vem a camada de bacalhau em lascas e, a seguir, uma camada de brócolis (crus); por último, o purê de batatas. A travessa vai ao forno e é isto!
Ao conjunto é acrescentada ainda a salada de maçãs, cogumelos e curry que eu tinha prometido levar (neste blog, post de abril). E, para arrematar com doçura, outra amiga se encarrega de um belo cheese-cake de amoras mais uma bandeja de negrinhos (brigadeiros) e branquinhos.
Comida e bebida comme il faut para uma noite de réveillon. E brindes, abraços, beijos e os votos usuais para 2013. Valeu!!!
"os habitués" hehe, outras palavras me vieram à mente...abraço!!!
ResponderExcluir