Não são poucos os restaurantes (e bares e hotéis, etc. etc.) que apostam no cenário, ou melhor, que se valem do cenário para oferecer um serviço que não é lá essas coisas. O encanto da paisagem ou mesmo a beleza da decoração consegue, às vezes, nos distrair e nos levar a perdoar se a refeição (ou a hospedagem) não tem a qualidade desejada.
Quando nos deparamos com um cenário inusitado como o de Veneza, tudo parece, então, ficar em segundo plano.
Essa cidade é diferente, sem dúvida. A onipresença da água, a ausência dos automóveis, as inúmeras pontes e vielas, tudo cria um clima distinto, incomparável a qualquer outro lugar. Por lá, comi em vários lugares. Nem todos bons, com certeza. E quase todos caros. Veneza é uma cidade que vive do turismo acima de tudo e explora isso de todas as formas.
Num dia de greve, com os transportes públicos todos parados, os gondoleiros, mais do que nunca, garantiram sua "féria". Remavam de um lado para outro o tempo todo, sempre ocupados. O terraço de um belo hotel foi o cenário escolhido para nosso almoço.
Devo confessar que estava mais preocupada em descansar os pés de tanto andar e disposta a perder o olhar na paisagem do que propriamente atenta ao que pedir. Mas a escolha foi boa: uma grande salada com um pouco de vinho. Não comprometeu o cenário, esse sim magnífico!
Nenhum comentário:
Postar um comentário