Enfim, seja qual for o trajeto escolhido, a subida da serra representa uma escapada da cidade grande. Ali se experimenta, supostamente, um ritmo menos agitado, tudo é menos barulhento, mais tranquilo. Doce ilusão! Tendo se firmado como um dos mais importantes polos turísticos do Rio Grande do Sul, a região das hortênsias (Gramado e Canela à frente) está a mil nesses tempos que antecedem o fim do ano. Os turistas são despejados em bandos por imensos ônibus que chegam de toda parte do país, as lojas e restaurantes exultam com os consumidores ávidos. Papais (e mamães) Noel, árvores, guirlandas e bolinhas coloridas estão por todo lado. Um cheiro de chocolate se espalha pelo ar. Fica quase difícil perceber as flores (embora elas estejam exuberantes) e o verde dos pinheiros naturais pois tudo parece "afogado" pelos enfeites natalinos.
É claro que, num cenário como esse, os restaurantes são disputadíssimos. Muito melhor será, então, o almoço feito em casa, preparado com graça e cuidado.
Nossa escolha foi salmão com molho de amêndoas e maracujá, acompanhado de ervilhas tortas e cogumelos. Beeem mais saudável do que as setenta e tantas ofertas dos "cafés coloniais" que costumam atrair os afoitos!
Uma receita sem mistérios: enquanto o salmão ia para o forno, já temperado com sal e pimenta, as amêndoas em lâminas eram tostadas numa grande frigideira (com um nadinha de azeite e todo o cuidado para que não queimassem). Em seguida, a polpa de maracujá congelada foi colocada na panela para aquecer, acrescentando um pouco de pimenta. Para que o molho tivesse boa consistência foi necessário juntar um pouquinho de maisena. Os cogumelos portobelo bem grandes foram fatiados e salteados no azeite bem como a ervilha torta. Tudo muito rapidamente para garantir que a ervilha ficasse crocante. E estava pronta a refeição. Que tranquilidade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário