Pois eu gosto demais de moqueca e ganhei, já há algum tempo, uma bela panela de ferro (importada de Minas) que estava "pedindo" para ser inaugurada. Resolvi então encarar o desafio do preparo.
Primeiro fui buscar receitas na internet. Comparando daqui e dali, cheguei a uma proposta que me agradava, combinando peixe e camarão, no site do Olivier. Foi essa que resolvi seguir, com algumas adaptações.
O passo seguinte, logicamente, era a compra dos ingredientes. A cultura gaúcha dos super-mercados merecia ser posta em xeque. (Por aqui tudo costuma ser resolvido na rede de "super", quer dizer, pretende-se adquirir tudo num só lugar). Eu estava disposta a fazer uma moqueca de respeito, então, nada de peixe congelado, camarão congelado, ervinhas desidratadas...O negócio era me lançar ao mercado público para escolher um bom peixe.
Já fui muitas vezes ao mercado, mas talvez nunca tenha me detido com tanta atenção nas peixarias. Fiquei bem impressionada. Havia de tudo ali: camarões, pitus, mexilhões, peixes de água salgada e doce, polvos, mariscos, etc. Escolhi duas postas grandes de robalo (afinal era apenas um primeiro ensaio) e desisti dos camarões porque tinha em casa uma bela bandeja (de congelados!!).
Cebolas, tomates, pimentão amarelo, azeite de dendê, leite de côco, piimenta, tudo em cima, com exceção do coentro. Aí sim, a coisa se complicou! Andei de um lado para outro, mercado, super-mercado, mercadinho, e até floricultura, mas não encontrei coentro! De novo uma diferença do sul para outros estados do Brasil. Aqui se usa pouco ou se usa consideravelmente menos o coentro nos temperos. Lamentei, mas minha moqueca seria feita sem o coentro.
Segui os passos indicados, acrescentei pimentões amarelos, substitui o coentro por salsa e cebolinha, fiz um arroz branco para acompanhar e voilà minha moqueca 1.0. Resolvi batizar assim porque, necessariamente, farei novas versões, mais aprimoradas e também mais "potentes", já que fiquei meio tímida na pimenta. E, para as próximas versões, certamente vou providenciar o coentro (vou construir um canteirinho de ervas para garantir!)