Domingo de sol escaldante no Rio. Por um motivo qualquer acordei tarde e a praia já não me parecia atraente. Estaria super cheia, com certeza. A disputa por uma estreita faixa de areia e o amontoamento debaixo do guarda-sol não pareciam uma boa ideia. A proposta é, então, rumar para a Lagoa. Cercada por morros, com o Cristo Redentor lá no alto, essa é uma bela pedida. Além do mais agora funciona ali um "complexo" com cinemas, bares, uma casa de shows e alguns restaurantes. Isso significava que se poderia derramar o olhar por um cenário de luxo e, ao mesmo tempo, saborear um bom almoço (com ar condicionado!).
O espaço (as usual) adota um nome estrangeiro: Lagoon. O setor gastronômico, mais recente, é o Lagoon Gourmet. À entrada, uma recepcionista pergunta a qual restaurante pretendemos ir. Ali funcionam o Giuseppe Gril Mar, o Pax Delicia, o Quadrifoglio Caffé, o Gula Gula e o San Remo. Escolhemos o Pax Delicia. Somos encaminhados para lá, em seguida. Na passagem temos chance de espiar uma "poderosa" adega (com cerca de 1800 rótulos) que serve a todos os restaurantes. Entre os restaurantes há uma área de estar e circulação que acaba por se constituir num grande lounge, com sofás, mesinhas e um bar para quem tem de esperar. Do lado de fora, há uma varanda igualmente espaçosa e atraente, com mesas, cadeiras e ombrelones para quem deseja comer ao ar livre. Como o calor é intenso deixamos a ideia para outro momento.
O movimento é grande e esperamos um tanto para que cheguem à nossa mesa os tres pedidos: combinado de sushi, sashimi e roll; ceasar salad com tempura de salmão; carpaccio de carne com mozzarella de bufála, tomate seco, alcaparras e manjericão.
Enquanto aguardamos, aproveito para circular um pouquinho e sou atraída por uma bancada com aparência de feira na qual estão dispostos peixes sobre gelo. Conforme são solicitados pelo restaurante (o Giuseppe Gril Mar) os peixes são pesados e passados através da janela. Acho curioso e inusitado. Um monte de caixas com batatas, cenouras e cebolas compõem esse recanto. Tudo dá um tom de informalidade e graça ao lugar.
Um programa interessante e agradável. Um espaço cheio de beleza e sabor.